O coração do LEGO MINDSTORMS Education é o Bloco EV3, o bloco inteligente programável que controla motores e sensores, além de proporcionar a comunicação sem fios. Escolha que motores e sensores deseja utilizar e construa seu robô do jeito exato que você o deseja. Para fornecer a interface entre você e o Bloco EV3, a empresa desenvolveu um Software e Aplicativo de Programação EV3 baseado em tablet. O Software, para Windows e Macintosh fornece acesso fácil a conteúdo, programação, registro de dados, livros digitais, entre outros, enquanto o Aplicativo de Programação EV3 baseado em tablet oferece a você muitos dos mesmos recursos com a conveniência e utilidade de uma interface de tablet baseada em toque. Siga os tutoriais integrados do Robô Educador e você irá criar, programar e executar o seu robô antes que perceba. O Ambiente de Programação é intuitivo baseado em ícones está repleto de possibilidades desafiadoras e o ambiente de registro de dados do Software EV3 fornece.
Ficha Técnica
Fabricante | Lego Company |
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Modelo | Lego Education Mindstorms Ev3 - 45544 |
Modelo | Lego Education Mindstorms Ev3 - 45544 |
URL do Produto | clique aqui. |
Quantidade | Cinco unidades |
Laboratórios Disponíveis | IFRJ Niterói, Nitmaker |
Especificações Técnicas
Majoritariamente Hardware
O bloco inteligente acompanha em sua caixa:
– Três servo-motores interativos (2 grandes, um médio);
– 1x Sensor Ultrassônico, 1x sensor de cor, 1x sensor giroscópio e 2x sensores de toque;
– Peças LEGO Technic;
– Bateria recarregável;
– Caixa de armazenamento;
– Instruções de construção.
Componentes estes que podem ser utilizados pelos alunos a fim de realizar diversos projetos, tanto voltados para o aprendizado pessoal, quanto para competições e outras finalidades.
O Bloco EV3 possui um monitor que mostra ao usuário o que está acontecendo dentro do bloco, além de permitir que você mexa na interface dele. Adicionando textos e respostas numéricas e gráficas para a sua programação.
Os botões do bloco, permitem que você interaja com esse monitor e também programe-os para serem utilizados como ativadores.
Possui portas e encaixes específicos para cada tipo de componente. Sendo ele, tanto de entrada, como de saída de informação. Portas essas programáveis via software.
Para os sensores e monitores funcionarem, eles devem estar ligados ao EV3 via os cabos conectores pretos. Fazendo assim, a conexão via as portas de entrada 1, 2, 3 e 4.
Se você criar programas enquanto o Bloco EV3 não estiver conectado ao seu dispositivo, o software irá designar sensores para as portas padrão a seguir: + Porta 1: Sensor de Toque + Porta 2: Sensores de Rotação e Temperatura + Porta 3: Sensor de Cor + Porta 4: Sensores Ultrassônico e Infravermelho.
Se o Bloco EV3 estiver conectado ao seu dispositivo enquanto você programa, o Software/Aplicativo de Programação EV3 irá identificar automaticamente qual porta está sendo utilizada por cada sensor e motor.
Utilizando os cabos conectores pretos achatados, faça a ligação dos motores ao Bloco EV3 utilizando as portas de saída A, B, C e D. Assim como os sensores, se o Bloco EV3 não estiver conectado enquanto você escreve um programa, cada motor será designado às seguintes portas padrão: + Porta A: Motor Médio + Portas B e C: Dois Motores Grandes + Porta D: Motor Grande Se o Bloco EV3 estiver conectado ao seu dispositivo enquanto você programa, o Software/Aplicativo de Programação EV3 irá designar automaticamente a porta correta nos seus programas.
Conectando sensores /Conectando motores
É possível conectá-lo em seu pc via wi-fi, bluetooth e usb
E no Tablet / celular via wifi e bluetooth.
Majoritariamente Software
Cada vez que abrir o Software EV3, você irá iniciar automaticamente na área de Entrada. A Entrada torna fácil localizar e trabalhar com o software e dá acesso a tudo o que você precisa.
- Aba de Entrada—Esse botão sempre leva você de volta à Entrada.
- Visão Geral da Atividade—Aqui você pode acessar, organizar e visualizar conteúdos e começar um projeto.
+ Instruções de construção para os Modelos Principais.
+ Recursos de Início Rápido, tais como um pequeno vídeo de introdução e o Guia do Usuário do EV3
+ Gerenciamento de arquivos, onde é possível iniciar um novo projeto ou abrir um já existente
+ Robô Educador, com quarenta e oito tutoriais passo a passo que explicam como utilizar o Software e o Hardware EV3.
- Visualização—Esse botão leva você de volta à Visão Geral da Atividade.
- Busca—Encontre projetos com conteúdo específico utilizando diferentes opções de filtros.
PÁGINA DE PROPRIEDADES DO PROJETO
Se você clicar na aba com a chave de boca, bem à esquerda das abas de Programas e Experimentos, será levado à página de Propriedades do Projeto. Essa página traz uma exibição ordenada do projeto atualmente selecionado, incluindo todos os programas e experimentos, imagens, sons e outras capacidades. Aqui é possível descrever seu projeto com textos, imagens e vídeos que irão determinar como o projeto aparece na Entrada. Na versão do Professor do Software EV3, a página de Propriedades do Projeto também permite a você restringir o acesso a programas selecionados e a outras capacidades no seu projeto.
Robô Educador
Robô Educador é o nome tanto do robô básico quanto dos tutoriais que você vai encontrar no software EV3. A ferramenta de aprendizagem que é o Robô Educador foi desenvolvida para guiar você e os seus alunos pelo que é essencial em programação, registro de dados e hardware. O Robô Educador consiste em quarenta e oito tutoriais, divididos nas seguintes categorias: Básico, Além do Básico, Hardware, Registro de Dados e Ferramentas. Cada tutorial é estruturado da seguinte maneira: + Entendendo o objetivo + Construa e programe o seu robô + Teste + Modifique Na seção do Robô Educador na Entrada, você pode também encontrar todas as instruções de construção relacionadas e um Guia do Professor (disponível somente na versão do Professor do Software EV3).
Programação
O ambiente de programação do EV3 consiste nas seguintes áreas principais: 1. Tela de Programação—Planeje o seu programa aqui. 2. Paletas de Programação—Encontre os blocos de construção para o seu programa aqui. 3. Página de Hardware —Estabeleça e gerencie aqui a sua comunicação com o Bloco EV3 e ainda veja que motores e sensores estão conectados, e onde. Aqui também é o lugar onde você baixa programas para o Bloco EV3. 4. Editor de Conteúdo—Um caderno de atividades digital integrado ao software. Obtenha instruções ou documente o seu projeto utilizando textos, imagens e vídeos. 5. Barra de Ferramentas de Programação—Encontre aqui as ferramentas básicas para trabalhar com o seu programa. Saiba mais sobre essas ferramentas na Ajuda do Software EV3.
Blocos e Paletas de Programação
Todos os blocos de programação utilizados para controlar o seu robô estão localizados nas Paletas de Programação, na parte inferior do ambiente de Programação, abaixo da Tela de Programação.
Página de Hardware
A Página de Hardware oferece uma variedade de informações sobre o seu Bloco EV3. Ela está sempre localizada no canto inferior direito ao trabalhar tanto com Programas e quanto com Experimentos, e pode ser recolhida quando necessário utilizando a aba Expandir/ Recolher. Os diferentes botões do Controlador da Página de Hardware possuem as seguintes funções:
- Download—Baixa o Programa ou o Experimento para o Bloco EV3
- Baixar e Executar—Baixa o Programa ou Experimento para o Bloco EV3 e os executa imediatamente
- Baixar e Executar Selecionado—Baixa somente o Programa ou Experimento selecionados para o Bloco EV3 e os executa imediatamente
- Carregar—Carrega os seus conjuntos de dados coletados do Bloco EV3 para o seu Experimento O texto do EV3 na pequena janela no topo se tornará vermelho quando um Bloco EV3 estiver conectado ao seu computador.
Ficha Técnica e componentes
Vídeos
Manual de Instruções