Osciloscópio

Exemplo de Osciloscópio e apetrechos

Os osciloscópios são ferramentas elétricas que também visam medir algo, que, nesse caso, está atrelado à área de elétrica e eletrônica, sendo muito utilizado por eletricistas. Eles têm a capacidade de medir e identificar características específicas da forma de onda de um sinal elétrico. Assim, os parâmetros representados em seu visor acerca da onda do sinal aferido são: frequência, amplitude, tensão média, tensão eficaz, tensão pico a pico, etc.

Como é mostrado acima, um aparelho eletrônico com muitos botões, um visor onde são mostrados os formatos de onda e canais de entrada – o equipamento pode ter 2 ou 4 delas -que é por onde os dados almejados serão lidos. Ademais, ele acompanha um cabo que possui uma ponta que encaixa no leitor e a outra com duas pontas de prova, sendo o nome deste componente ponta de prova. Com isso, ao identificar parâmetros específicos, as pontas de solda são posicionadas para que uma delas desempenha a função de referência e a outra desempenhe a função de leitor. 

Por fim, de forma similar aos multímetros, os osciloscópios também precisam ser configurados a cada sinal aferido de acordo com o mesmo, por exemplo, se é uma corrente contínua ou alternada, pois isso afetará a medição. 

 

*Dicas para configurar seu osciloscópio!

*Para saber mais e Aprenda a usar o osciloscópio (INS067) (newtoncbraga.com.br)

Aplicações


  • utilizado no processo de manutenção/conserto de um aparato eletrônico;
  • análise do desempenho das unidades eletrônicas de controle dos automotores;
  • planejar equipamentos que corroborem para com outras áreas do conhecimento, como biomedicina, através de circuitos de condicionamento de sinal;
  • muito utilizado na área automobilística para correção de pequenos defeitos na parte elétrica;
  • na elétrica, aferição de dados acerca de uma corrente em diferentes pontos dela para que o problema maior seja solucionado;
  • dentre muitos outros usos.

Cuidados Especiais


Ao utilizar o osciloscópio para realizar suas medições, é muito importante que todo o processo seja feito com muita atenção, sendo que esta vai desde as condições do seu local de trabalho, isto é, se é um ambiente limpo e livre de outros objetos que possam interferir na suas movimentação ou provocar um maior acidente, até o modo de medição. 

Anteriormente (na descrição), já tinha sido dito que, para medirmos uma corrente, é necessário que tanto a ponta de prova principal como a ponta “secundária” destinada a referência estejam “ligadas” à mesma corrente. Essa obrigatoriedade se justifica pois, se apenas uma das pontas for ligada a corrente, você, possivelmente, provocará um curto circuito (que é a sobrecarga de algum componente de um circuito). 

Dessa forma, percebe-se que sem o aterramento/referência, a ponta principal leva muita corrente para dentro do osciloscópio e causa essa sobrecarga. Logo, MUITO CUIDADO! Além disso, há cuidados básicos como: não deixar o equipamento cair no chão, graduá-lo em local que não ofereça risco a sua estrutura, etc.

Modelos Disponíveis



Referências


MATTEDE, Henrique.  O que é osciloscópio e para que serve?. Mundo da elétrica, 2014. Disponível em: <O que é osciloscópio e para que serve? – Mundo da Elétrica (mundodaeletrica.com.br)>. Acesso em: 13/02/2021.