A Máquina de Corte a Laser ou CNC (Controle Numérico Computadorizado, isto é, a tecnologia utilizada) funciona a partir de dois eixos, x e y, sendo a ponta do lazer o encontro de um ponto desses eixos, os quais são determinados pelo computador e executados pela máquina de forma mais precisa que uma serra Tico Tico, por exemplo.
A máquina é capaz de cortar diversos materiais, dentre eles, madeira, tecido, papel, papelão, dentre outros. Assim, para cada material há uma potência e velocidade de corte, o que deve ser testado antes de começar a fazer o corte final. Há, também, a função de gravar objetos, sendo feito a uma potência mais baixa que a de corte.
Ademais, esta utiliza um tubo de gás carbônico em sua parte de trás, muito similar a uma lâmpada, que deve ser trocado de tempos em tempos. A máquina também demanda um sistema de refrigeração especial, sendo uma “mangueira” com água que passa pela máquina e refresca seu sistema. É pelo tubo de gás carbônico que é gerado o lazer, porém não visto a olho nu neste tubo. Em sua estrutura, onde é posto o material a ser cortado, há uma “colmeia” de aço que não é afetada pelo lazer. Além disso, o lazer é acompanhado de um jogo de espelhos, que vai direcionando-o até o ponto de corte.
Detalhes:
*Cada máquina possui um programa a ser baixado para controle desta, onde é definido a velocidade do corte e a potência deste. Há ainda um “gabarito”, para verificar se a ponta por onde sai o lazer está muito longe do material, o que não pode acontecer porque o lazer se dispersa em uma certa distância. O programa também possui uma função capaz de mensurar a área disponível para corte e redefinir o tamanho do desenho que irá ser cortado de modo a caber no pedaço de material disponível.
*Para gravar algo, o programa dispõe de 3 parâmetros a serem editados pelo usuário: velocidade de corte, potência (a qual pode ser definido dois valores diferentes para uma mesma peça) e resolução da imagem (distância de um pixel e outro). Esta função também demanda testes prévios!
*Enquanto as fotos que temos no celular e tiramos no dia a dia são formadas por pixels/ “pontinhos”, as imagens cortadas ou gravadas a laser constituem desenhos vetoriais, pois são linhas e medidas calculadas por fórmulas matemáticas, mudando assim os formatos de arquivo (jpg,jpeg,png X svg, dxf, …).
*Sobre o planejamento do projeto, há sites que disponibilizam desenhos já prontos, sendo necessário, apenas, definir os parâmetros desejados, como tamanho, tipo de junção das arestas e a grossura do material, para aquele objeto, como uma caixa.
*Dica de Site: “MakerCase” e “Boxes.Py” , tendo este último mais opções de modelos e um parâmetro de correção (correção do quanto de material que o laser acaba queimando) que o primeiro, porém sem a simulação de como a caixa ficará (“Py” de Python, uma linguagem de programação). É importante que todos os parâmetros sejam preenchidos, mesmo que seja “0” a resposta.
*Há também a possibilidade, para peças mais grossas, de cortar várias peças finas do mesmo tamanho e, depois, colar uma em cima da outra, tornando-a grossa.
Aplicações
- Muito utilizado em conjunto com materiais como acrílico, compensado e MDF (o MDF é ainda melhor pois é mais resistente a água), os quais apresentam ótimos resultados;
- capaz de fazer tanto cortes como gravações;
- perfurar materiais;
- proporciona bons acabamentos nas peças;
- dentre outros.
Cuidados Especiais
Ao fazer uso dessa ferramenta, é necessário um cuidado especial na hora da escolha do material a ser cortado e/ou gravado pois, o PVC, por exemplo, ao queimar, emana fumaça tóxica e prejudicial à máquina. Além disso, é preciso atenção também à espessura dos materiais, para que a máquina não seja forçada, de modo que tudo isso pode e deve ser consultado antes de iniciar a execução do projeto.
Referências
DO MUNDO, Manual. Como funciona o corte a laser. Youtube. Disponível em: <(49) Como funciona o corte a laser #ManualMaker Aula 9, Vídeo 1 – YouTube >. Acesso em: 15/02/2021.